Lojistas de moda se voltam para as vendas pela internet
Em uma época onde muitas pessoas lidam com informação full time, sempre
conectados ao mundo online, principalmente nas redes sociais, via
smartphones ou tablets, é possível que alguns consumidores conheçam
melhor os produtos do que os próprios vendedores.
Atentos a essa nova realidade dos lojistas brasileiros, o primeiro dia
do Showroom VestesBR trouxe a atenção dos mato-grossenses para os
“neoconsumidores”. “É preciso estar preparado para atender este público e
para obter sucesso é importante aprimorar o modo de vender, por
exemplo, a argumentação. A venda forçada não funciona mais”, explicou a
consultora da VestesBR, Débora Schwarz, durante a palestra Consumidor de
Moda na Era Digital, promovida pela plataforma de negócios online,
ontem (20.08), no Hotel Holiday Inn Express.
Esta é a primeira vez que o shopping virtual atacadista VestesBR – que
comercializa na web marcas de diversos estados – realiza o evento em
Cuiabá. Além de palestras, são apresentados os lançamentos de mais de 20
grifes a partir de um showroom itinerante do site. O encontro busca
facilitar a realização de negócios entre varejistas da região e
confecções de todo o Brasil, explicou a sócio-fundadora e diretora
comercial da VestesBR, Vanessa Wander.
“A moda passou do 26º para o terceiro lugar no ranking de vendas pela
internet em todo o País”, justifica Débora. No Brasil quase 24 milhões
de pessoas acessam diariamente a internet, “e a mídia gratuita das redes
sociais, como o Facebook e o Orkut, é uma das formas de captar os
consumidores da internet sem necessariamente ter uma página de
e-commerce”, pontuou a consultora.
Este movimento não significa que os espaços físicos têm data de
validade, mas que as compras online têm crescido e os lojistas de rua
têm um desafio diferente e muito maior para atrair e conquistar
clientes. Segundo ela, ter boa observação e estar atenta aos detalhes é
fundamental. “As novelas continuam sendo as grandes lançadoras de
tendências e, os sites de compras coletivas, uma boa opção para
fortalecer a marca, mesmo que os produtos sejam vendidos por valores bem
abaixo. Vale a pena vender por volume e consolidar a marca”.
De acordo com Vanessa Wander, a VestesBR é uma boa alternativa para
lojistas com negócios de pequeno porte. “Com o uso do computador, o
usuário não precisa se locomover para comprar roupas, o que corta os
seus gastos”, afirmou. A diretora comercial enfatiza que a empresa
oferece todo o suporte necessário para que a venda se desenvolva sem
problemas e para que o lojista possa cortar gastos e investir na loja.
“Os fretes são grátis, temos parceiros que realizam funções como
análises de crédito, risco e fraude dos envolvidos nas transações”,
explicou.
Facilidades para a Indústria e para o Lojista
A possibilidade de um canal exclusivo de vendas é só uma das vantagens
prometidas para as marcas de moda. Com a VestesBR, elas têm
participações institucionais em feiras e eventos, além da produção de
fotos e vídeos da marca, criando um catálogo virtual dos produtos. Já os
lojistas têm acesso para conhecer tendências e comprar produtos das
principais marcas para montar o estoque da loja.
“Hoje, disponibilizamos um portal completo para a indústria se
relacionar com os varejistas. Cada marca tem sua própria home page, com
dados, históricos e catálogo da coleção atual - produzido pelo núcleo de
moda que o portal disponibiliza, com fotógrafos, consultores e
produtores”, explicou Vanessa Wander.
Outro ponto da VestesBR é a solução de pagamento que a plataforma
oferece. Por um lado, os fabricantes têm acesso exclusivo a um portal
administrativo na VestesBR, onde é possível a realização de diversas
atividades, tais como: aceitar e negar pedidos, solicitar análise de
crédito, obter diversos relatórios sobre
vendas/clientes/liquidez/pedidos e produtos. Por outro, os lojistas
podem optar por formas de pagamento diversificadas para suas compras.
Para este primeiro Showroom em Cuiabá a empresa espera um faturamento
entre R$ 1 milhão durantes os dois dias de evento e um mês após.
“Acreditamos em um crescimento gradativo de usuários dentro da
plataforma. Tanto que a nossa expectativa é ter 250 marcas e 20 mil
lojistas cadastrados ao final de 2013”, pontuou Vanessa.
Fonte: odocumento
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